quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aprenda fazer pamonha, comida típica do São João baiano

Município baiano tem tradição no preparo da iguaria junina.
Receita é simples e é passada de geração para geração.

 

Recôncavo baiano, município de São Feliz a 120 km de Salvador, cidade histórica onde a culinária do São João é encontrada nas feiras populares. Fartura de amendoim, licor para todos os gostos e pamonha artesanal, feita do mesmo jeito há séculos.
A feirante Marinalva Conceição diz que a tradição é familiar. Ela aprendeu com a mãe, e a mãe dela aprendeu com a avó. Foi assim também com dona Cleusa, criada pela avó e que desde menina preparava as deliciosas pamonhas.

Para fazer a pamonha, anote a receita:
05 espigas de milho;
02 xícaras de açúcar;
01 colher de sobremesa de sal;
Cravo e canela a gosto;
01 coco ralado grande e leite de coco.
Dona Cleusa não guarda o segredo da tradição e diz que é bom costurar as folhas do milho depois que descasca, para poder fazer o saquinho onde serão guardadas as pamonhas.
Modo de preparo
Pegar o milho e bater no liquidificador com um pouco de água por dois minutos. Após bater, passar por uma peneira, deixando a massa um pouco grossa. Depois é só acrescentar todos os ingredientes e levar ao fogo por meia hora. Antes de ir ao fogo, dona Cleusa coloca um pouco do bagaço do milho peneirado na panela. Quando chegar ao ponto de um caldo grosso é só colocar o caldo nos saquinhos, amarrar bem e ferver por meia hora ou até a pamonha ficar durinha. Depois disso, é só esperar esfriar e saborear.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More